É tempo de ter estratégia!

É tempo de ter estratégia!

Por Rachel Moreira


O verão amazônico está aí, batendo a porta. Novembro chegou trazendo muita chuva e mostrando que provavelmente teremos o final de 2019 e um início de 2020 de chuvas.

E o que isso tem a ver com bem estar, vida saudável e essas coisas todas? Dias chuvosos fazem a gente querer ficar na cama, preguiçando. Pelo menos pra maioria das pessoas.

E é aí que entra a necessidade de você ter estratégias claras para continuar no ritmo da prática da atividade física e da alimentação saudável. Pois tudo corrobora para que você deixe de lado estas duas coisas tão importante para a sua saúde.


Mas, Rachel, como assim ter estratégia? Simples! Por exemplo, se você é corredor de rua ou faz caminhada vai ter que correr ou caminhar na esteira quando estiver chovendo e para isso precisa estar preparado. Se matricule em uma academia ou, se você tiver condições financeiras, compre uma bicicleta ergométrica.

Se você odeia levantar quando o tempo está chuvoso, reorganize a agenda e troque o treino de horário. Ou se seu lance é hidroginástica, que tal procurar uma academia que tenha piscina aquecida?! Ou seja, não importa a sua modalidade esportiva, é preciso ter um plano B para os dias de chuva. Deixar para resolver na hora do problema é certeza que o treino ficará para depois.


Quanto a alimentação, com o tempo mais ameno a vontade de consumir alimentos calóricos também aumenta. Esteja preparado e não esqueça de ter na geladeira coisinhas pra beliscar quando você estiver ilhado em casa, na frente da TV. Desta forma você “sobreviverá” ao final da estação. De guloseimas, preguiça e calorias a mais já bastam no período das festas.



Genteeeee!!!!


Este ano, depois de um infindável outubro (risos), estamos em novembro. Não sei vocês, mas para mim este ano está voando. Faltam menos de dois meses para as Festas. Adooooro! Parece que tudo fica melhor.

Reunir a família, os amigos, confraternizar… Natal e Ano Novo são de fato épocas mágicas. Mas… a proximidade deles nos fazem refletir sobre o tempo, o que passou e o que virá. Lembra das promessas feitas no final do ano passado? Quantas você cumpriu? Ainda dá tempo de tentar salvar algumas. Corre! E se uma delas era emagrecer, lembre-se do ditado: o que nos engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, mais entre o Ano Novo e o Natal.


O café e o fígado
Quem já pegou um pileque certamente já foi orientado a tomar café puro e forte. E não é que o “conselho” do tempo da vovó” é certíssimo.

A ciência descobriu que o café tem tudo a ver com a melhora de problemas hepáticos.

Estudos tem demonstrado que a bebida previne doenças no fígado e é também ajuda a amenizar problemas hepáticos graves.


O consumo de duas a cinco xícaras de café por dia é recomendado para quem tem hepatite C e reduz significativamente a redução de risco no desenvolvimento de cirrose hepática.


Forte ou fraco?
Entretanto, o café mais recomendado é o de torra moderada e suave, pois a torra mais forte carboniza o grão e desta forma faz com que ele perca boa parte da cafeína e de outras propriedades benéficas que possui.


Novembro azul
Depois do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama, chega a vez do Novembro azul, que aborda o câncer de próstata, o mais comum entre os homens tirando o câncer de pele. Infelizmente, o preconceito ainda é um dos grandes motivos para os homens não fazerem a prevenção do câncer de próstata, indicado a partir dos 40 anos.


Quando procurar o médico?
Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).


Como posso prevenir?
Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:
Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
Não fumar.
Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
Manter um peso saudável;
Praticar regularmente atividades físicas.

Brasileiros estão entre os campeões
Um em cada dois brasileiros, 47%, não pratica atividades físicas suficientes. É o que aponta estudo da Organização Mundial de saúde. Esse dado alarmante faz parte de uma pesquisa de 15 anos e revela que o Brasil está entre os países mais sedentários do mundo, superando os EUA e o Reino Unido. As mulheres estão na frente no quesito sedentarismo, somamos 53,3% e os homens somam 40,4%.


Reike
Você já ouviu falar em Reike? É uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura, através da transferência de energia pela imposição de mãos. Se achou interessante, dia 01 de dezembro a mestre em Reike Maria Lucia Abud vai realizar um curso durante todo o dia em seu consultório, que fica na Silvestre Coelho. Mais informação no telefone 99201-0025 e 99961-8536.


Massagens para bebês
Olha que show!! Nos dias 05 e 06 de novembro, hoje e amanhã, Bento Marques vai estar ministrando o curso de shantala. Uma técnica de massagem voltadas para os bebês. Ela traz uma série de benefícios. Ajuda a aliviar cólicas, tranquiliza o sono, entre outras coisas. Vai ser na Casa CrerSer. Mais informações 99965-8265.


Veja o que rolou no fim de semana
Desafio e diversão marcou o sábado de 51 alunos do Funcional do Marcelo Brigido, localizado no Tangará. Eles participaram de uma trilha na Chácara Primor e depois um café da manhã compartilhado. Muitos nunca tinham participado deste tipo de desafio e ficaram extasiados. É muito bom quando vencemos os desafios que nos impomos. Parabéns para galera!


Cicleata
A Cicleata de inauguração da nova iluminação da estrada do aeroporto, obra da prefeitura de Rio Branco com apoio da Energisa, vai acontecer nesta quarta-feira. Inicialmente agenda para o dia 30, com saída do lago do Amor e concentração a partir das 18h, foi remarcada devido a contratempos na entrega da obra. Pega a sua bike e vamos?!

Leonildo Rosas

Related Posts

A ordem é ressignificar

A ordem é ressignificar

Black Friday

Black Friday

Seja não esteja

Seja não esteja

Não deixe o medo te vencer

Não deixe o medo te vencer

No Comment

Deixe uma resposta