Criatividade na UTI: Possível fraude na contratação de serviços de arte coloca comunicação de Gladson sob suspeita

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O Governo da Mudança, que fora prometido em campanha por Gladson Cameli para derrotar a Frente Popular, até agora só mudou de verdade alguns nomes e endereços de repartições públicas do Estado, além de logomarcas e logotipos. Um desses casos é o do Huerb, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, que teve seu nome alterado para Pronto-socorro de Rio Branco.

Porém, essa novidade não é tão nova assim. É que as marcas utilizadas no novo PS são copiadas da internet. Foi o que constatou o publicitário Allan Kenned, que publicou no Facebook uma foto da fachada do prédio recém-inaugurado por Cameli e da marca original retirada do site freepik.com.

Reprodução facebook.com

Ao se comprovar a falta de autenticidade da marca “criada” pela equipe de Gladson é inevitável o questionamento de qual teria sido o custo dessa obra de arte do Governo da Mudança. É que, com o novo nome, mudou-se também toda a identidade visual da instituição. O que se leva a crer que uma empresa teria sido contratada para a criação das artes necessárias a um custo de, no mínimo, R$ 120 mil, conforme valores publicados na tabela da Associação dos Desingers Gráficos no Brasil.

Segundo um advogado consultado pelo Portal do Rosas, essa prática da equipe de Gladson não incorre em crime de plágio, já que o site freepik.com disponibiliza a arte publicamente e de forma gratuita. Mas, é possível que os gestores envolvidos sejam enquadrados pelo crime de peculato, caso tenha sido feito algum pagamento pela suposta confecção da marca.

Para o dono de uma agência de publicidade acreana que preferiu não se identificar, o “criador” da marca do novo PS “nem poderia ser chamado de profissional”. Segundo ele, tal prática coloca toda a categoria em descrédito. Sobre os custos, o publicitário afirma não ser barato um trabalho como esse. “Estamos falando de alguns meses de trabalho envolvendo diversos profissionais”. E completa, lembrando que, se não houve pagamento a uma agência, a situação é pelo menos vexatória pela falta de criatividade da equipe de governo e conivência dos gestores. “Se foi material criado na SECOM, foi necessária a aprovação de diversos gestores, como designer, coordenador, secretária e gabinete do governo ou quem dá a palavra final. Vergonhoso”.

A logo original utilizada para o novo Pronto-socorro pode ser encontrada no link <https://www.freepik.com/free-vector/business-card-with-medical-concept_3073647.htm#page=1&query=clinic%20logo&position=9>.

Reprodução freepik.com

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