Bebida sagrada de tribos da Amazônia reduz risco de suicídio em pessoas com depressão “incurável”: experimento

Bebida sagrada de tribos da Amazônia reduz risco de suicídio em pessoas com depressão “incurável”: experimento

Um estudo inédito do Imperial College London (Reino Unido), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) e da Universidade de São Paulo (Brasil) explorou o impacto da droga psicodélica ayahuasca nas taxas de suicídio e concluiu que a mistura pode ter um efeito positivo em pessoas com depressão grave que não têm respondido a outros tratamentos.

Metodologia

A ayahuasca é uma mistura de substâncias psicodélicas consumida por tribos indígenas da Amazônia há séculos. Um dos seus ingredientes é a poderosa droga dimetiltriptamina (DMT).

Uma vez que outros estudos já mostraram efeitos promissores de psicodélicos no tratamento de condições associadas ao suicídio, como depressão, os pesquisadores resolveram analisar que função a ayahuasca poderia ter no risco de suicídio.

Resultados

Os resultados do estudo indicam que a ayahuasca teve um efeito médio a grande na taxa de suicídio 7 dias após a intervenção no grupo que recebeu o tratamento, efeito que não visto no grupo do placebo.

Apesar disso, os dados não são conclusivos porque podem não ser estatisticamente significativos.

“Nosso estudo é caracterizado por várias limitações importantes, incluindo um pequeno tamanho de amostra, exclusão de indivíduos que eram extremamente suicidas e acompanhamento de curto prazo (ou seja, 7 dias após a administração [de ayahuasca]). Por fim, será importante que pesquisas futuras usem amostras maiores, além de examinar a segurança e a eficácia da ayahuasca como uma intervenção para indivíduos com níveis agudos de suicídio”, afirmou Richard Zeifman, um dos autores do estudo.

Dado que a pesquisa não explorou o impacto direto da ayahuasca no suicídio, explicações alternativas para os resultados positivos são plausíveis. Contudo, os pesquisadores dizem que o tema merece atenção, uma vez que novas abordagens de prevenção do suicídio não necessárias.

Um artigo com os achados com publicado na revista científica Frontiers in Pharmacology. [PsyPost]

Fonte: https://hypescience.com/droga-psicodelica-de-tribos-da-amazonia-pode-prevenir-suicidio-entre-pessoas-com-depressao-incuravel-estudo/

Leonildo Rosas

Related Posts

Acre tinha rede densa de estradas entre aldeias antes da vinda de europeus

Acre tinha rede densa de estradas entre aldeias antes da vinda de europeus

No Comment

Deixe uma resposta