ARQUIVO DO FAÇANHA: Confira a história do Grupo 1 da Liga Nacional de Voleibol no Acre

ARQUIVO DO FAÇANHA: Confira a história do Grupo 1 da Liga Nacional de Voleibol no Acre

POR MANOEL FAÇANHA

O Arquivo do Façanha traz neste final de semana a história da realização do Grupo 1 da I Liga Nacional de Voleibol Masculino, ocorrida, no período de 03 a 06 de agosto de 2004, no ginásio Rui Lima do Nascimento (Sesi), em Rio Branco.

Naquela época, a seleção masculina do voleibol brasileiro era considerada uma das favoritas ao ouro olímpico de Atenas-2004, fato concretizado dia 29 de agosto, após vitória sobre a Itália por 3 sets a 1, com parciais de 25-15, 24-26, 25-20 e 25-22. Essa foi a 23ª medalha olímpica do país na modalidade, sendo oito ouros, dez pratas e cinco bronzes. Noindoor, são dez pódios, com cinco títulos, três vices e dois terceiros lugares. Já nas areias, os brasileiros ganharam 13 medalhas, sendo três ouros, sete pratas e mais três bronzes. O Brasil é a única nação com as quatro medalhas de ouro possíveis na modalidade, ou seja, no vôlei masculino e feminino de quadra e de praia.

Retornando à realização do Grupo 1 da I Liga Nacional de Voleibol Masculino, o torneio contou com a participação de seis equipes: Jotas Academia/AC, Juventus/Meta/AC e AABB/RO (Chave A); Ação Voleibol Clube/AC, Teles VoleibolClube/AC e Rio Negro/AM (Chave B).

Jogadores do Rio Negro/AM vibram com a conquista do Grupo I da Liga Nacional.Foto/Manoel Façanha

Parceria Feav e Acea

Na busca de contar com público nas arquibancadasdo Ginásio Rui Lima do Nascimento (Sesi), a Federação Acreana de Voleibol (Feav) firmou uma parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), onde as duas entidades resolveram realizar sorteios de brindes para aqueles torcedores que adquirissem ingressos durante a competição, ao preço simbólico de R$ 2 (inteira) o ingresso. Um celular era uma das atrações do sorteio ocorridodurante a final do Grupo 1 da I Liga Nacional de Voleibol Masculino.

1ª rodada: vitórias de virada

A primeira rodada do torneio, ocorrida dia 3 de agosto, contou com duas partidas. Na primeira delas, vitória, de virada do Juventus/Meta sobre a AABB/RO por 3 sets a 1, com parciais de 15/25, 25/12, 25/13 e 25/21.

Na partida de fundo, a cena se repetiu. O time da Teles Voleibol Clube, após vencer o primeiro set, perdeu o duelo para o Rio Negro/AM por 3 sets 1, com parciais de 23/25, 25/20, 25/20 e 25/09.

Na abertura da competição, o Juventus/Meta venceu o time da AABB/RO por 3 sets a 1. Foto/Manoel Façanha

2ª rodada: Jotas Academia reage e vence de virada

Um dia depois, na segunda rodada da competição, registrou-se as estreias com vitórias das equipes acreanas da Ação Voleibol Clube e Jotas Academia. No primeiro jogo, o time da Teles Voleibol Clube, após vencer o primeiro set, não resistiu ao melhor voleibol da estreante Ação Voleibol Clube e caiu por 3 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/22, 26/24 e 25/19.

No jogo mais esperado da noite, o Juventus/Meta fez um bom primeiro set e venceu a Jotas Academia por 25 a 22. No entanto, a equipe do treinador Jânio Teles retornou à quadra bem mais compacta e ativa e, assim, conseguiu uma vitória por três sets a um, com parciais de 25/17, 25/17 e 25/18.

3ª rodada: Jotas e Rio Negro-AM decidem o título

A primeira equipe a carimbar vaga na decisão da competição – Grupo 1, após vitória tranquila sobre a AABB (RO) por 3 sets 0, foi a Jotas Academia. O time rondoniense fez apenas um bom primeiro set, mas não resistiu ao melhor conjunto do time acreano e perdeu por 25/23. Nos dois sets seguintes, o timedo treinador Jânio Teles venceu facilmente, com parciais de 25/15, em duelo ocorrido no dia 5 de agosto.

Após a classificação, o técnico Jânio Teles explicou que sua equipe tinha evoluído em relação à apresentação da estreia e o fator experiência teria sido fundamental para garantir vaga na decisão da chave.

No jogo de fundo, o time da Ação Voleibol Clube bem que tentou equilibrar as ações diante do Rio Negro-AM, mas as inúmeras falhas apresentadas nos dois primeiros sets foram decisivas para o revés por 3 sets 0, com parciais: 27/25, 25/19 e 25/22.

Rio Negro/AM é campeão!

Numa final com a presença de bom público nas arquibancadas do Ginásio Rui Lima do Nascimento (Sesi), o Rio Negro/AM conquistou o Grupo 1 da I Liga Nacional de Voleibol Masculino, assim comouma vaga na fase final da competição.

Na decisão, o time manauara da Praça da Saudade, derrotou a Jotas Academia/AC por 3 sets a 1, com parciais de 30/28, 25/18, 21/25 e 25/18, em jogo realizado no dia 6 de agosto.

O primeiro set, o mais equilibrado entre os finalistas, foi decidido a favor do Rio Negro/AM por 30 a 28. No segundo set, após corrigir os erros apresentadosno início da final, a Jotas Academia tentou uma reação, mas caiu por 25/18. No terceiro set, o time acreano entrou pressionado, mas bem mais organizado no setor de defesa e ataque. O resultado foi uma vitória por 25/21. No entanto, no quarto e último set da decisão, os erros dos primeiros dois sets voltaram a se repetir na equipe acreana, assim com o time amazonense fechando a partida em 25/18.

O primeiro set da decisão foi o mais equilibrado, com vitória manauara. Foto/Manoel Façanha

Bastidores

O experiente levantador Marcelo Costa, 45 anos, da equipe do Rio Negro/AM, comentou, à época, que a vitória havia sido suada, mas que seu time mereceu o título pela vibração apresentada durante todo o transcorrer da decisão. O atleta declarou que pretendia encerrar a carreira e lamentou ainda aausência de mais clubes amazonenses e rondonienses na competição, elogiando a hospitalidade dos acreanos e a organização do torneio.

Pelo lado acreano, o levantador Zé Carlos, outro experiente jogador, justificou a derrota acreana pelabaixa estatura do time, assim como o pouco tempo de treinamento.

Avaliação

Na oportunidade, o presidente da Feav, professor João Petrolitano de Assis, avaliou de forma positiva a realização da competição na cidade de Rio Branco-AC. O dirigente parabenizou a equipe campeã e ainda as parcerias firmadas com a Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), Secretaria Extraordinária de Esporte e Secretária de Saúde para a realização do Grupo 1 da Liga Nacional de Voleibol.

GALERIA DE IMAGENS:

Leonildo Rosas

Related Posts

ARQUIVO DO FAÇANHA: conheça a história da Corrida Diário do Esporte

ARQUIVO DO FAÇANHA: conheça a história da Corrida Diário do Esporte

O Arquivo do Façanha traz a história do VI GP Verágua de Ciclismo-2004

O Arquivo do Façanha traz a história do VI GP Verágua de Ciclismo-2004

O Arquivo do Façanha – No Acre, Banespa-SP vence grupo “D” da Taça Brasil de Futsal de 2005

O Arquivo do Façanha – No Acre, Banespa-SP vence grupo “D” da Taça Brasil de Futsal de 2005

O Arquivo do Façanha traz a história do Fogão em solo acreano

O Arquivo do Façanha traz a história do Fogão em solo acreano

No Comment

Deixe uma resposta