HomeDeu no G1Acre está entre os estados que suspendeu vacinação de grávidas com Astrazeneca

Acre está entre os estados que suspendeu vacinação de grávidas com Astrazeneca

Grávidas do Acre não serão imunizadas com a vacina Astrazeneca.

Segundo reportagem publicada no Portal G1, Estados e prefeituras alteraram o esquema de vacinação de grávidas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar, na noite de segunda-feira (10), a suspensão imediata do uso do imunizante da Astrazeneca nesse grupo de pessoas. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, as grávidas já vacinadas precisam ter acompanhamento médico

A recomendação não afeta algumas capitais, como Manaus e Macapá, que imunizam grávidas com a vacina da Pfizer. Em outros locais, como o estado do Rio de Janeiro, a suspensão é completa para todas as grávidas e inclui as vacinas CoronaVac e Pfizer (junto da AstraZeneca, os três imunizantes contra a Covid disponíveis no Brasil). 

Na capital do Rio de Janeiro, também está interrompida a vacinação para puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), decisão que se repete em todo estado de Pernambuco e em Rio Branco, capital do Acre. Há outras localidades com campanha de imunização mantida às puérperas, como o Rio Grande do Norte. 

A AstraZeneca diz que grávidas e puérperas foram excluídas dos estudos clínicos e, em animais, os testes “não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos” na gravidez ou no desenvolvimento fetal.

No Acre, houve alteração para grávidas e puérperas em Rio Branco.

Veja a matéria completa no G1.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura