PORONGA – A propina e sacola com dinheiro em estacionamento

Frase: “Talvez, ingenuamente, eu entendo como uma pessoa que enxerga o país à sua volta, vive suas desigualdades e sabe das suas misérias pode não se de esquerda. Ser de esquerda não é uma opção, é uma decorrência”, Luis Fernando Veríssimo, escritor 

Que dupla, hein?

Essa dupla, Marcio Bittar e Antonia Lúcia, estava sob o mesmo teto de uma mesma igreja. Reflita sobre o que eles efetivamente pediam a Deus. Acho que era voto. E você? 

Publicação do acórdão

Está no Diário Oficial da Justiça hoje a publicação do acórdão da Corte Especial do STJ que negou provimento ao embargo de declaração do governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, querido suspender a ação penal que corre contra ele naquela corte.

O que virá?

Não sou especialista em Direito, mas acho que os espaços para os advogados do Dancinha manobrarem está restrito. Andaram alegando que faltou oportunidade para a defesa de um agravo regimental. Acho que não vai colar.  Tudo foi juridicamente explicado no acórdão.

Ações decisivas

Na minha compreensão, a ação penal caminha para a decisão. A expectativa é que a ministra-relatora Nancy Andrighi dê o seu voto, que será enviado ao ministro-revisor João Otávio Noronha. Depois, o processo tende a ser encaminhado para o julgamento na Corte Especial. 

Jogou pesado

Antes do fechamento da coluna, eu tiver acesso ao acórdão. Está claro para ministra Nancy Andrighi que Gladson de Lima Cameli está se valendo de embargos de declaração para rediscutir matéria já decidida, “fazendo com que prevaleça o seu entendimento sobre o tema, providência que revela-se descabida na espécie”.

Ameaça de multa

Nancy Andrighi advertiu aos advogados de Gladson de Lima Cameli sobre a interposição de recursos com eventuais fins protelatórios, haja vista que a estratégia poderá ensejar aplicações de multa prevista em lei.

Inconformismo exagerado

Para a ministra, as sucessivas oposições de embargos de declaração contra acórdão revelam não só o exagerado inconformismo, bem como o desrespeito ao Poder Judiciário. Segundo especialistas, O caráter protelatório se constitui abuso de direito, em razão da violação dos deveres de lealdade processual e comportamento ético no processo, bem como do desvirtuamento do próprio postulado da ampla defesa.

Aviões do Rueda

Na política nacional pipocou o escândalo de que o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, seria dono do vários aviões, que estão avaliados em mais de R$ 60 milhões. O dirigente partidário tenta fazer o seu irmão Fábio deputado federal no Acre.

Gravação no Acre

Um dos momentos em que Antonio Rueda teria admito ser proprietário das aeronaves aconteceu em solo acreano, dentro de uma Mitsubishi dirigida pelo dirigente partidário acreano Pedro Valério, que  na época era assessor do senador Marcio Bittar e presidente do PSL local.  O audio foi publicado pelo site Metrópole. 

Andreza Matais 

Essas informações foram publicadas na coluna da Andreza Matais. A conversa teria acontecido logo depois de um almoço de trabalho, em 2021. Rueda estava no banco de carona do Pedro Valério. Também estava presente o ex-deputado federal Pedro Bozzella. Ambos vieram apresentar a chapa de deputado federal.

Fala do Valério

Pedro Valério teria declarado: “Ele veio aqui para a gente apresentar a chapa de deputados federais que a gente tinha montado. Na volta do almoço, o Rueda recebeu uma ligação de alguém, e eu não sei o nome da pessoa, e a pessoa estava querendo saber dele como é que fazia cálculo para poder pagar… o valor relativo a um jatinho”. 

Escândalos e o Acre

Sobre o áudio de Pedro Valério publicado no Metrópole, um amigo deste colunista declarou: “Todo escândalo nacional que se preze tem que passar pelo Acre”. Sabe que ele tem razão?

Nosso jatinho

Os órgãos de controle deveriam aproveitar que estão apurando as conexões de Antonio Rueda com a aviação para investigarem o contrato de quase R$ 30 milhões firmado pelo governo do Acre com a empresa Ortiz. Falo do aluguel do jatinho para o governador do Acre viver passeando de um lado para o outro. 

O povo fala

O povo fala muito. E nesse falar em excesso é dito várias coisas sobre a aquisição do jatinho usado para o governador passear. Comenta-se até sobre um contrato oculto com proprietário também oculto. Não falarei nada para evitar processo. Mas entendedores entenderão. 

Sacola da Arezzo

Eram 13h30 quando um veiculo Taos, da Volkswagen, parou no estacionamento do Via Verde Shopping. Em seguida, um cidadão com a camisa do Flamengo saiu do restaurante badalado para pegar uma sacola da Arezzo. Não era sapato. O flamenguista deixou a encomenda no seu Commander e saiu sorridente. 

Assessor e empresário

Bem, você deve ter ficado curioso sobre os personagens envolvidos. Não falarei os nomes, mas darei dica. Um é assessor na Casa Civil do governador. É muito próximo à turma do poder. O outro é empresário ligado à aviação, que tem outro negócios como empresa ligada ao setor de terceirizado. Pede as câmeras de segurança, Polícia Federal!

Força tarefa

Quando eu publiquei nas minhas redes sociais sobre o encontro inusitado no Via Verde Shopping, uma fonte veio no privado e declarou: “Fiquei sabendo que estão fazendo umas missões grandes para o cara que manda e gosta de dinheiro”. Vixe atrás de eita!

Mailza viaja

Com o passaporte apreendido, Gladson Dancinha não poderá viajar ao exterior sem autorização do STJ. Diante do impedimento do governador, quem embarca é a vice-governadora Mailza Assis. Ela diz que, em Nova Iorque, irá participar da Semana do Clima, em evento na ONU. Sabe tudo sobre o meio ambiente, essa senhora!

Esse MDB

O MDB não cansa de ser MDB. Os mdbistas fizeram demorada reunião com o senador Alan Rick. Parecia que tudo caminhava para uma aliança rumo a 2026. Mas nas declarações públicas, os dirigentes preferem seguir flertando com candidatura mais próxima ao Palácio Rio Branco. 

Bolha furada

As manifestações de domingo foram estupendas. O povo resolveu ir às ruas contra as PEC da Bandidagem e da Anistia. O que podemos verificar é a bolha da tal polarização foi furada. O país se uniu contra tamanha falta de vergonha.

Força dos artistas

Os atos públicos mostraram a força da classe artística consciente. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque sofreram os efeitos deletério de uma ditadura militar. As novas gerações não podem flertar com o fascismo e movimentos que pedem o retrocesso histórico sem que haja contraponto. 

É preciso ter coragem

Confesso que fiquei emocionado com as imagens das pessoas tomando as ruas do Brasil. Ai lembrei da célebre frase de João Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. 

Siga-me no Instagram: @leorosas1365

Inscreva-se no meu canal no Youtube: www.youtube.com/@PortaldoRosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *